Características do curso:
- Esse curso é autoinstrucional, ou seja, você segue no seu ritmo, sem tutoria.
- O foco desse curso NÃO é aprender a programar, mas sim, Lógica de Programação, por isso o Scratch é usado no curso.
- As dúvidas só serão respondidas se foram escritas nos espaços de comentário de cada uma das aulas, sinta-se à vontade para tirar todas as suas dúvidas.
- O curso possui 10 Questionários, sendo 9 questionários intermediário (específico de cada bloco) e 1 questionário final.
- Cada questionário intermediário é composto por questões de escolha única, sendo que para ser aprovado, é necessário ter 75% de acerto (acertar, pelo menos, 3 das 4 questões).
- O questionário final é composto por 10 questões, sendo que para ser aprovado, é necessário ter 70% de acerto (acertar, pelo menos 7 questões).
- Caso não tenha sucesso em algum questionário, é possível refazer a atividade mais duas vezes.
- Você tem um prazo de 27 semanas (cerca de 6 meses) para finalizar o curso.
- Qualquer dúvida ou problema, basta encaminhar um email para: contato.makerzine@gmail.com.
- Lembre-se de divulgar seus projetos, além de ajudar outras pessoas, você também aumenta a visibilidade sobre seu trabalho.
Descrição do curso:
Sabemos que a função principal dos nossos computadores é executar, de forma confiável, tarefas que facilitem nosso dia a dia.
O curso de “Pensamento Lógico com Scratch” traz para você e para seus alunos os principais conceitos acerca do Lógica aplicada na resolução de problemas.
Tópicos abordados:
- Algoritmos;
- Noções básicas, intermediárias de Scratch;
- Comandos de entrada e saída;
- Estruturas condicionais;
- Operadores aritméticos, lógicos, relacionais;
- Estruturas de repetição;
- Funções.
Por que o Scratch foi escolhido?
Utilizar Scratch em um curso de pensamento lógico oferece múltiplos benefícios, tanto para instrutores quanto para alunos, ao introduzir conceitos fundamentais de lógica e programação de uma maneira interativa, visual e acessível. Desenvolvido pelo MIT Media Lab, Scratch é uma plataforma de programação visual que permite aos usuários criar jogos, animações e histórias interativas, usando blocos de código que se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Essa abordagem tem várias vantagens significativas:
1. Acessibilidade
Scratch foi desenhado para ser intuitivo e fácil de usar, tornando-o acessível a pessoas de todas as idades, incluindo crianças. Isso significa que os conceitos de pensamento lógico podem ser introduzidos sem a necessidade de memorizar sintaxes de programação complexas ou compreender os detalhes intricados das estruturas de dados desde o início.
2. Desenvolvimento do Pensamento Computacional
O pensamento lógico é uma habilidade fundamental no pensamento computacional. Scratch permite que os alunos desenvolvam essa habilidade ao solucionar problemas, projetar projetos e debugar código de forma visual. Essa abordagem prática ajuda os alunos a entender os conceitos abstratos de lógica aplicados em contextos do mundo real, facilitando o aprendizado e a retenção.
3. Fomento à Criatividade
Scratch não se limita a ser uma ferramenta educacional; é também uma plataforma criativa. Ao construir seus próprios projetos, os alunos têm a oportunidade de expressar suas ideias de maneira única e criativa. Isso não apenas motiva os alunos, mas também ensina que a lógica e a criatividade podem andar de mãos dadas, expandindo sua compreensão e aplicação do pensamento lógico.
4. Colaboração e Compartilhamento
A plataforma Scratch tem uma comunidade online vibrante, onde os usuários podem compartilhar seus projetos, colaborar uns com os outros e aprender com a comunidade. Essa característica encoraja o trabalho em equipe, a troca de conhecimentos e a capacidade de aprender com os projetos de outros, aspectos importantes tanto no aprendizado do pensamento lógico quanto no desenvolvimento de habilidades sociais.
5. Adaptação a Diversos Níveis de Aprendizado
Scratch é versátil o suficiente para se adaptar a diferentes níveis de habilidade e aprendizado. Iniciantes podem começar com projetos simples, enquanto usuários mais avançados podem explorar conceitos mais complexos de lógica e programação. Essa adaptabilidade garante que todos os alunos, independentemente de sua experiência anterior, possam se beneficiar e crescer na plataforma.
Público alvo
- Professores
- Conteudistas
- Amantes da tecnologia