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- Pensamento lógico com Scratch
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- Por que trabalhar Pensamento Lógico com nossos alunos?2
- Algoritmos7
- Conhecendo o Scratch7
- Comandos de Entrada e de Saída4
- Estruturas Condicionais4
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- 7.1O que são Operadores Aritméticos?5 Minutes
- 7.2Operador Adição
- 7.3Operador Subtração
- 7.4Operador Multiplicação
- 7.5Operador Divisão
- 7.6Operador Módulo
- 7.7Operador Exponenciação
- 7.8Precedência dos Operadores Aritméticos
- 7.9Exercício guiado – Operadores Aritméticos5 Hours
- 7.10Questionário – Operadores aritméticos2 Hours8 Questions
- Operadores Lógicos7
- Operadores Relacionais10
- 9.0O que são Operadores Relacionais?
- 9.1Operador “Igual” (==)
- 9.2Operador “Maior que” (>)
- 9.3Operador “Menor que” (<)
- 9.4Operador “Maior ou igual a” (>=)
- 9.5Operador “Menor ou igual a” (<=)
- 9.6Operador “Diferente de” ()
- 9.7Precedência dos Operadores Relacionais
- 9.8Exercício guiado – Operadores Relacionais
- 9.9Questionário – Operadores Relacionais2 Hours10 Questions
- Estruturas de Repetição5
- Funções4
- Questionário final3
Pensamento Lógico
O pensamento lógico é uma habilidade cognitiva essencial no desenvolvimento humano, que envolve a capacidade de relacionar informações e resolver problemas de forma organizada e coerente. Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento do pensamento lógico ocorre por estágios, culminando na fase operatória formal, na qual o indivíduo consegue raciocinar abstratamente e lidar com hipóteses. Piaget acredita que esse desenvolvimento é impulsionado pela interação do sujeito com o ambiente e pela necessidade de adaptação.
Lev Vygotsky, por outro lado, enfatiza o papel do meio social no desenvolvimento do pensamento lógico. Para ele, a interação com outros indivíduos, principalmente através da linguagem, é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. O conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky sugere que habilidades complexas, como o pensamento lógico, podem ser potencializadas com a ajuda de um guia mais experiente, permitindo ao indivíduo resolver problemas além de suas capacidades atuais.
A neurociência complementa essas teorias ao explorar como o cérebro processa e estrutura o pensamento lógico. Estudos mostram que regiões como o córtex pré-frontal são essenciais no processamento lógico e na tomada de decisões, pois são responsáveis pelo planejamento e pela execução de tarefas complexas. A neurociência também revela que as conexões sinápticas fortalecidas durante o aprendizado e as experiências sociais promovem o desenvolvimento de habilidades lógicas, corroborando a importância tanto do ambiente quanto da interação social no desenvolvimento cognitivo.
Assim, o pensamento lógico emerge como um processo dinâmico que combina a maturação biológica com interações sociais e experiências práticas, integrando os pontos de vista de Piaget e Vygotsky com descobertas da neurociência sobre a plasticidade cerebral e a formação de circuitos neurais responsáveis pelo raciocínio.
Entendemos que o desenvolvimento de um raciocínio é pautado em critérios, conforme o vídeo do Prô Paulo, do Duvidando:
Critério – Glossário de Filosofia – Prô Neto [1]
Portanto, o Pensamento Lógico, é o desenvolvimento de um raciocínio, utilizando-se de critérios que estabeleçam uma ordem, uma organização. Em outras palavras, é uma forma de pensamento estruturado, ou raciocínio, que permite encontrar a conclusão ou determinar a resolução de um problema.
Esse caminha se faz necessário, tanto para a resolução de problemas do dia a dia, quanto para a programação. Uma vez que os nossos computadores apenas executam linhas de comandos, a verificação da viabilidade lógica do programa que está sendo executada cabe a nós.
Referências bibliográficas
- “Critério – Glossário de Filosofia – Prô Neto“, Duvidando. Para acessar ao vídeo, clique aqui.
E ai, o que pensa sobre tudo isso? Deixe aqui nos comentários suas ideias!